13 de Maio - Dia da Abolição da Escravatura


A abolição da escravatura foi um dos acontecimentos mais marcantes da história do Brasil e determinou o fim da escravização dos negros no Brasil. A abolição do trabalho escravo ocorreu por meio da Lei Áurea, aprovada no dia 13 de maio de 1888 com a assinatura da regente do Brasil, a princesa Isabel. A abolição da escravatura foi a conclusão de uma campanha popular que pressionou o Império para que a instituição da escravidão fosse abolida de nosso país.

A abolição da escravidão foi o desfecho de um processo longo, que por razões políticas, econômicas e sociais, levou ao desmantelamento da escravidão no Brasil.
Cento e vinte e oito anos se passaram e continua a haver em nosso país relações raciais muito assimétricas, com camadas populares majoritariamente formadas por negros condenadas à exclusão social. Levantamentos da ONU mostram, por exemplo, que 70% das pessoas que vivem em situação de extrema pobreza no Brasil são negros e que o salário médio da população negra no país é 2,4 vezes mais baixo que o dos brancos.
Além disso, 80% dos analfabetos brasileiros são negros e mais de 40% das vítimas de homicídios no país são negros de 15 e 29 anos. Estes são apenas alguns dados, há muitos outros.

Políticas afirmativas – com ou sem recorte específico de raça – ajudam a reduzir essas disparidades, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Por tudo isso, 13 de maio deve ser um dia de luta e consciência, muito mais do que de comemoração.

Mas, ainda precisamos mudar muita coisa na história, a Lei Áurea teve pouco impacto na melhoria de vida da população negra, se queremos justiça social, precisamos urgentemente implementar ações que façam a correção dessa gigantesca injustiça cometida à população negra. E o sucesso das ações afirmativas nas universidades públicas mostra que esse é o caminho para corrigir os erros do passado. Somos todos irmãos, somos todos brasileiros trabalhamos em buscade uma vida melhor, sem nenhum exceção, e somos todos capazes de ter uma vida digna, com trabalho/estudo e vida social igualitária.

Deixe sua opinião sobre essa data tão importante para o nosso Brasil. Você também concorda que precisamos mudar muitas coisas?

Links sobre o assunto, acesse e saiba mais sobre o assunto:
http://twixar.me/khTn
http://twixar.me/KvTn

Educação em Búzios NOTICIAS