Casais incentivam turismo com fotos de praias em rede social; 'vida simples'

Casais incentivam turismo com fotos de praias em rede social; 'vida simples'

Eduardo e Paula, de Cabo Frio, RJ, são o casal 'Ruts' na internet.
Edgar e Aline são de Florianópolis e viajaram para a Arraial após postagem.

 

 

Eduardo e Paula tem mais de 10 mil seguidores no Instagram (Foto: Eduard Torres/Arquivo Pessoal)
 
 
Eduardo e Paula têm mais de 10 mil seguidores no Instagram (Foto: Eduard Torres/Arquivo Pessoal)

Com mais de 19 mil seguidores em uma rede social, o casal "Ruts", Eduardo e Paula, de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, usa a rede social para mostrar que também há romantismo em lugares normalmente vistos como badalados. Assim como eles, o casal "da Ilha", Edgar e Aline, também mergulhou na nova tendência da rede social que, com o objetivo inicial de incentivar um estilo de vida simples, acaba atraindo turistas para região. Edgar e Aline são de Florianópolis e decidiram visitar Arraial do Cabo após uma postagem do casal "Ruts" que teve 960 curtidas e mais de 30 comentários.

Queremos provar que é possível viver bem sem muita grana"
Eduardo Torres, designer , 26 anos

A postagem, feita em abril de 2016, mostra ângulos privilegiados das prainhas do Pontal do Atalaia, local conhecido como o “caribe brasileiro”, em Arraial do Cabo. O designer Eduardo Torres, de 26 anos, e a editora de fotografias Paula Tavares, de 19, consideram que têm como principal missão levar amor aos seguidores, e com o estilo de vida simples que adotaram, mostram que é possível conhecer lugares e viajar sem gastar muito.

"Queremos levar o sentimento de paz, de amor, de amizade, e provar que é possível viver bem sem muita grana. Agradecemos a Deus por acordar mais um dia, por respirar, por ter um carrinho, mesmo que velho, e a nossa cama. A gratidão é o que mais 'vem' ali na praia", declara Eduardo, que junto com a companheira, busca transformar o aparelho celular em uma ferramenta de "boas notícias": "Quando você para pra ver jornal, são tantas 'paradas' ruins no dia que quando pegamos o celular, é a última coisa que queremos ver".

Praias como a do Forno, em Arraial, são os destinos prefeitos do casal (Foto: Eduardo Torres/Arquivo Pessoal)
Casal posa na Praia do Forno, em Arraial
(Foto: Eduardo Torres/Arquivo Pessoal)

De acordo com Paula Graziani, analista de redes sociais e CEO de uma agência de comunicação no Rio de Janeiro, o perfil de ‘casal praieiro’ se estabelece como uma tendência da rede social porque as pessoas vêm buscando inspiração em semelhantes, e cada vez menos em marcas e personagens fictícios.

“Quando o casal se apropria dessa missão de 'ser influenciador' e escolhe compartilhar sua rotina, suas escolhas e experiências para outros casais, o que vemos é um grande movimento colaborativo em busca de uma vida com mais qualidade, diz Paula, que complementa dizendo que as buscas por viagens de aventura se tornaram as preferidas pelos casais e cresceram cerca de 70% nas redes sociais em 2016.

A história de Eduardo e Paula
Tudo parece acontecer rápido na vida do casal Eduardo e Paula, que se definem como "apaixonados pela vida e amantes do mar". Eles se conheceram através de um aplicativo na semana do Carnaval. Em nove meses, já alcançam milhares de seguidores na página com seus cliques na natureza e em contato com o mar.

“A gente é apaixonado por foto e por praia. Meu interesse por fotografar vem desde moleque, seja natureza, praia, lugar de serra, mato, me 'amarro'”, conta Eduardo. Ele acrescenta que o primeiro encontro com Paula aconteceu em Cabo Frio

"Voltei para casa pensando 'tô apaixonado por essa mulher, já era'. Começamos a conversar e depois de cinco dias a gente estava namorando. Com quatro meses ela veio morar comigo. A gente já deu entrada no casamento. Não é a data, nem o lugar que fazem dar certo, mas a disposição um para o outro, para agradar e fazer o melhor”, afirma o designer.

O por e o nascer do sol das praias da região são cliques frequentes do Casal Ruts (Foto: Eduardo Torres/Arquivo Pessoal)

O por e o nascer do sol das praias da região são cliques frequentes do Casal Ruts (Foto: Eduardo Torres/Arquivo Pessoal)

O 'Casal Ruts' tem como um dos locais preferido a cidade de Arraial do Cabo, e mais especialmente, as prainhas do Pontal do Atalaia, um dos destinos mais procurados da região. A relação dos dois com o mar é quase visceral: ambos cresceram em praias da região e se envolveram desde cedo com o surfe e esportes aquáticos.

Casal 'da ilha' e casal 'Ruts' se conheceram em viagem à Região dos Lagos (Foto: Edgar Cunha/Arquivo Pessoal)

Casal 'da ilha' e casal 'Ruts' se conheceram em viagem à Região dos Lagos (Foto: Edgar Cunha/Arquivo Pessoal)

Casal da Ilha
Mais viajantes que o Casal Ruts, Edgar de Lima, de 29 anos, e Aline Moser, de 27, são apaixonados pelo mar, apesar de serem nascidos em Brasília, distante mais de 1.000 Km do litoral. Donos de um perfil com 19 mil seguidores, o servidor público e a pedagoga criaram o perfil despretensiosamente e, em uma das viagens à Região dos Lagos, criaram uma forte amizade com Eduardo e Paula. As prainhas do Pontal do Atalaia também estão na lista de locais preferidos do casal que mora há 7 anos em Florianópolis (SC).

Eles consideram estar na melhor fase da vida e vivem em Santa Catarina. Edgar conheceu o mar aos 19 anos em uma viagem a Angra dos Reis (RJ) e, dali para frente, não conseguiu mais viver sem.

“Vivemos juntos há 7 anos, mais felizes do que nunca. Floripa virou o grande sonho. Foi tudo se encaixando perfeitamente na nossa vida e hoje o que era sonho se tornou realidade”, conta Edgard.

Casal da Ilha é de Florianópolis (Foto: Edgar Cunha/Arquivo Pessoal)
Casal da Ilha é de Florianópolis
(Foto: Edgar Cunha/Arquivo Pessoal)

Assim como Eduardo e Paula, Edgar e Aline também se conheceram pela internet, mas por um chat, e, depois de uma festa junina na igreja começaram a namorar. Apesar de “praieiros” por vocação, eles aproveitam cada fase a seu tempo. Não deixam de ir à praia mesmo no inverno do Sul do país, com o pé no chão, casaco e calça.

“Já vivemos dias lindos e muito frios ao mesmo tempo”, disse Aline. Os admiradores da natureza nunca fizeram nenhum curso de fotografia e decidiram, há dois anos, criar o perfil de casal inspirado em outros, como o "Casal Ruts".

“Preferimos, às vezes, viajar só nós dois ou sairmos a sós quando pretendemos tirar fotos, pois muita gente gosta de ter fotos, mas não gosta de tirar. Dá pra entender? Tínhamos cada um seu perfil pessoal e nunca curtimos postar mais de duas fotos por dia. Como gostamos muito de fotos, acabaram ‘sobrando’ muitas fotos iradas de nós dois, que caso fôssemos postar, iriam lotar a timeline dos amigos. Aí resolvemos fazer um perfil em casa para postar nossas fotos juntos. Estamos curtindo bastante essa fase”, disse Edgar.

Casal pretende voltar a Arraial do Cabo (Foto: Edgar Cunha/Arquivo Pessoal)

Casal pretende voltar a Arraial do Cabo (Foto: Edgar Cunha/Arquivo Pessoal)

Romantismo em qualquer lugar
Sobre curtir a praia, lugar conhecido pela “azaração”, o casal é categórico. “Quem faz o lugar ser ou não ‘apropriado’ e romântico é o casal. Curtimos em casal, saímos para baladas juntos, praia sempre, não tem tempo ruim. O romantismo pode estar em qualquer lugar em que o casal esteja junto”, diz Aline.

Inspirados pela positividade que tanto desejam passar no perfil e pelas belas paisagens, o casal conheceu as praias do interior do Rio em 2009 com a família, e, em 2016, voltou para uma “trip de casal”. A intenção é voltar assim que possível.

“Nessa 'trip' fizemos grandes amigos, que vínhamos 'trocando ideia' pela rede social, como o Casal Ruts. Na época nossos perfis eram bem novos, começamos praticamente juntos. É bem legal essa história porque viraram irmãos para a gente, e nos apresentaram vários picos que só os locais (pessoas do lugar) conhecem. Adoramos esse pedacinho de paraíso, mas agora, além das belas praias, temos outros motivos para voltar", afirma Edgar.

Ele destaca paisagens, como o pôr do sol na Praia Grande, a ilha do Farol e as tardes nas prainhas do pontal da Atalaia, assim cono a noite da Rua das Pedras em Búzios e na Praia do Forte, em Cabo Frio, como inesquecíveis. Nessa categoria ele inclui ainda a paradisíaca Ilha do Japonês, também em Cabo Frio, e a cor da água do mar de Arraial do Cabo.


 

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

16 abr 2017


Por Paulo Henrique Cardoso
Compartilhe & Favorite
Anuncie